O Icônico Puma e a Sua História

A Puma Automóveis, ou simplesmente Puma, foi uma fabricante brasileira de automóveis esportivos e caminhões de pequeno porte, que atuou entre 1967 e o início dos anos 1990. Utilizava em seus automóveis mecânicas DKW (3 cilindros), Volkswagen (4 cilindros) e General Motors (4 e 6 cilindros).

As corridas foram a origem dos Pumas

O Puma teve origem para as pistas. O projetista Rino Malzoni desenvolveu um protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sua estréia foi em Interlagos no Grande Prêmio das Américas. O nome Malzoni foi posteriormente adotado para designar o esportivo. O conceito que estabeleceu e utilizou até 1994: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.

Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante trinta anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões. Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW. Os automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”. O principal “concorrente” do Puma na época era o Volkswagen SP2. Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença. Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como: Puminhas.

ModeloUnidades fabricadas
GT Malzoni49+1=50
DKW Puma GT125
GT 1500423
GTE8.800
Spyder223
GTS7.077
GTI610
GTC1.740
GTB S1701
GTB S2888

Tabela com os modelos e as quantidades produzidas

A Puma voltou à ativa em 2013 com a parceria de dois entusiastas empresários: Fernando Mesquita e Reginaldo Galafazzi, que criaram a Sociedade de Automóveis Mesgaferre. Em novembro de 2014, quando a marca Puma completou 50 anos, a Puma Automóveis (novo nome oficial da empresa) anunciou a criação de um modelo protótipo da marca para corridas. O automóvel tem como inspiração o antigo modelo GT, Lotus Elise e modelos boxers da Porsche.

50 Anos da Puma Automóveis



O novo modelo seria fabricado com linhas do Elise e com carroceria de fibra de vidro, além de motor central-traseiro e estrutura tubular. A ideia principal é produzir um lote de 25 a 30 carros para criar uma categoria automobilística própria, apadrinhada por Jan Balder, diretor de competições da Puma e ex-piloto, companheiro de Emerson Fittipaldi na lendária Mil Milhas de 1966, pilotando um GT Malzoni.  O protótipo foi apresentado no final de 2016 na última etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O novo Puma tem como nome GT Lumimari.

Novo Puma GT Luminari



Fonte: Wikipédia

Assista ao documentário “Puma e a sua História”

Puma e a sua História

2 thoughts on “O Icônico Puma e a Sua História

    • Francisco Campinho says:

      Claudionor, grato por vir e comentar. Realmente a Puma é um carro fantástico, quem tem se apaixona. Já percebi que você gosta de um produto retrô, que tal conhecer um pouco mais da nossa loja? Clique em loja online e aproveite as nossas promoções. Inclusive temos uma miniatura do puma amarelo.

      Um grande abraço!

      Equipe CulturaRetro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Estamos Online